Segunda temporada de Loki: Quem é Victor Timely na Marvel Comics?

Além de reescrever a história americana com sua influência no avanço tecnológico, Timely também começou a mudar a mitologia do universo Marvel do passado.

Agamortis
Agamortis
Victor Timely

Dizer que os últimos anos foram difíceis para os fãs do Universo Cinematográfico Marvel seria um eufemismo. Embora a franquia parecesse atingir o auge com o sucesso de Vingadores: Ultimato e a conclusão da “Saga do Infinito” em 2019, as fases mais recentes do MCU sofreram com uma tremenda queda de qualidade.

Grande parte dessa queda de qualidade percebida deveu-se à falta de um vilão convincente; as três primeiras fases levaram à revelação de Thanos de Josh Brolin. Embora eventos recentes possam ter forçado a Marvel Studios a mudar seus planos, a segunda temporada de Loki parece estar operando sob a suposição de que Kang, o Conquistador, de Jonathan Majors, é o próximo “grande vilão” da saga.

Kang assume muitas formas e tem muitas identidades. Entre eles, o inventor idiossincrático “Victor Timely”, que fez sua primeira aparição na cena pós-créditos de Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania. O papel de Timely em Loki ainda não está claro, mas parece que essa iteração específica de Kang será uma grande força para o “Deus da Travessura” contar.

Victor Timely na Marvel Comics

Victor Timely na Marvel Comics

Introduzido pela primeira vez em uma edição de 1992 do The Avengers AnnualVictor Timely foi estabelecido como uma das muitas versões da versão primária de Kang, o Conquistador. Kang e suas identidades primárias, Immortus e Faraó Rama-Tut, criam uma série de versões diferentes de si mesmos que são enviados ao longo da história da Marvel para assumir diferentes linhas do tempo. Foi isso que fez de Kang um dos vilões mais implacáveis da história da Marvel Comics. Em vez de dominar apenas uma linha do tempo, Kang pretende manter o monopólio sobre cada momento da história para que seu governo realmente se torne inescapável.

Victor Timely é a versão de Kang que é enviada para a linha do tempo correspondente aos eventos de Vingadores Para Sempre; esta série limitada foi exibida de 1998 a 1999, e segue um Capitão América desgraçado enquanto ele junta um novo esquadrão de “Vingadores” composto por Capitã Marvel, Homem Gigante, Gavião Arqueiro, Vespa, Homem-Gigante e Pássaro Canto. Depois de quase ser derrotado no Egito Antigo, “Kang Prime” viaja para o início do século 20 e se estabelece como um inventor enigmático em uma pequena comunidade em Wisconsin. Devido ao conhecimento que Timely possui sobre tecnologia que ele aprendeu com o futuro, suas habilidades tecnológicas o fazem parecer um gênio no cenário mais primitivo.

Embora o conhecimento do futuro certamente tenha ajudado Timely a criar a impressão de que suas habilidades eram místicas, sua inteligência é quase incomparável dentro do universo Marvel. O intelecto de Timely permitiu-lhe essencialmente reescrever a história da Revolução Industrial, e tornar-se um rival de líderes inovadores como Henry Ford e Thomas Edison. O carisma de Timely escondia seus atributos mais sombrios do público infeliz que caía sob os feitiços de suas ilusões. Ele foi capaz de enganar os cidadãos da recém-nomeada cidade de “Timely, Wisconsin” para os planos mais sombrios que ele tinha para dominar a linha do tempo variante.

Embora os poderes de Timely não contivessem nenhuma habilidade sobrenatural, seu intelecto lhe concedeu o poder de criar versões sintéticas e robóticas de si mesmo que poderiam possuir seu conhecimento e memórias. Isso deu a Timely a oportunidade de mascarar sua imortalidade fingindo ser seus próprios filhos. Timely procurou transformar a cidade que ele havia nomeado em uma encruzilhada no tempo que poderia servir de base para as futuras operações dos Kangs, chamando-a de “Chronopolis”. Timely foi capaz de usar suas identidades robóticas para posar como ele mesmo quando participou de deveres oficiais em Chronopolis, que serviu como um “ponto de inflexão” entre o passado, o presente e o futuro.

Além de reescrever a história americana com sua influência no avanço tecnológico, Timely também começou a mudar a mitologia do universo Marvel do passado. Sua tecnologia criou a versão original da Tocha Humana na década de 1930, bem como muitas das partes cibernéticas utilizadas por vários heróis da Marvel. A Timely Industries é creditada por contribuir para a criação de várias infraestruturas usadas pelos heróis da Marvel, incluindo os locais do Edifício Baxter e da Torre dos Vingadores. Isso permitiu que Timely tivesse influência sobre seus oponentes quando ele assumiu o controle sobre os Sentinelas durante a “Dinastia Kang”.

Victor Timely na 2ª temporada de ‘Loki’

Victor Timely na 2a temporada de Loki

Timely não é a primeira vez que Kang que Loki (Tom Hiddleston) e seu amigo da TVA Mobius M. Mobius (Owen Wilson) encontram; eles encontraram pela primeira vez o cientista Nathaniel Richards (também conhecido como “He Who Remains”) no final da primeira temporada de Loki. Embora Sylvie Laufeydottir (Sophie Di Martino) tenha matado essa versão de Kang, Loki e Mobius reconhecem que Timely é outra versão do vilão que eles pensavam ter derrotado. A versão principal de “Kang, o Conquistador” tentou assumir o Reino Quântico em Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania, mas parece que essa versão do cientista que tudo vê está adotando uma abordagem diferente em seu plano de dominação maligna.

A estreia de uma versão de Kang no final da primeira temporada de Loki parecia gerar entusiasmo entre os fãs da Marvel, especialmente aqueles que sentiam que o universo havia perdido o caminho pós-Ultimato. Kang parecia ser o próximo antagonista principal que todo o universo estaria centrado, mas esses planos poderiam ser alterados devido a uma infinidade de fatores. Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania foi uma decepção crítica e financeira que atrapalhou a introdução de Kang, o Conquistador; e significativamente, a controvérsia em torno das acusações de agressão e assédio de Major pode inspirar o estúdio a reformular o personagem no qual as próximas fases parecem estar centradas.

Vingadores: A Dinastia Kang ainda tem lançamento previsto para 2026, mas isso poderia muito bem ser adiado por causa dos atrasos nas filmagens e na escrita durante os ataques do SAG-AFTRA e do WGA. Agora não está claro se Kang ainda está sendo definido como o próximo “grande vilão” da Marvel ou apenas servindo como o vilão da 2ª temporada de Loki. No entanto, Timely parece ser mais do que uma partida para Loki, e certamente lhe dará muito para lidar à medida que a série continua.

Share This Article
Sair da versão mobile