Níveis de poder de Dragon Ball Z, explicados

Agamortis
Agamortis
Níveis de poder de Dragon Ball Z

Uma obra-prima do saudoso Akira Toriyama, Dragon Ball – ou melhor, Dragon Ball Z – é considerado o marco inicial do gênero shonen de anime/mangá. Famoso por suas batalhas eletrizantes e cenas de ação incríveis, ele é o primeiro que vem à mente dos fãs de anime quando se fala em shonen de luta. Claro que a intensidade dessas batalhas foi crescendo ao longo do tempo, assim como os níveis de poder dos próprios personagens.

Os níveis de poder se tornaram o fator decisivo no universo de Dragon Ball. O que antes era uma franquia de fantasia e aventura com artes marciais, agora virou um épico de proporções cósmicas. Goku, Vegeta e muitos outros do elenco de Dragon Ball têm níveis de poder que alcançam patamares astronômicos. O conceito é essencial para conhecer as forças e fraquezas dos personagens de Dragon Ball, ajudando a compreender os desfechos das inúmeras lutas da série.

A história dos níveis de poder em Dragon Ball

Dragon Ball Z

O termo Power Levels foi usado pela primeira vez na franquia no anime original de Dragon Ball, mas não tinha um nome específico. Apenas se falava em “ki”, que era a força e a energia de um lutador, e que variava de acordo com a espécie. Quando a franquia passou para a fase Dragon Ball Z, o termo Power Levels foi definido, principalmente pelos Saiyajins invasores e seus aparelhos (que mediam o Power Level de alguém).

A ideia geral é que, se alguém tem um Power Level maior que o de um adversário, ele tem mais chances de vencer uma luta. Se ele tem o dobro do Power Level de outro, ele pode ignorar os golpes do inimigo sem se machucar. Mas um Power Level maior não garante a vitória, como mostrou a Força Ginyu, que sempre subestimava seus oponentes baseado nas leituras de Power Level/scouter. Outros fatores também contam, como velocidade, habilidade e técnicas especiais que podem compensar a diferença de poder. Além disso, aqueles que têm fontes de ki não naturais (deuses ou os Androides do Exército da Fita Vermelha, por exemplo) não têm seus Power Levels medidos corretamente.

Os Power Levels podem mudar bastante, dependendo das circunstâncias. Quem treina muito pode aumentar muito seus Power Levels. Algumas espécies têm mais facilidade para aumentar seu Power Level, e dentro dessas espécies, há alguns indivíduos que se destacam ainda mais. Treinar em condições difíceis também ajuda, como treinar sob uma gravidade maior. Os Power Levels são mostrados como números que representam o ki de alguém.

Níveis de poder e Saiyajins

goku saiyan 2 dbz

Os saiyajins são uma raça guerreira que valoriza muito o ki e o nível de poder. Esses conceitos são ignorados pela maioria dos humanos, exceto pelos artistas marciais mais habilidosos. O destino de um saiyajin era definido desde o nascimento pelo seu nível de poder, que indicava o seu potencial de combate. Goku, por exemplo, tinha um nível de poder muito baixo quando era bebê, e por isso era visto como um lixo pelos seus parentes. Seu irmão Raditz, por outro lado, tinha um nível de poder mais alto e podia lutar ao lado de Vegeta e Nappa, mas ainda era desprezado por eles por ser de classe baixa.

No entanto, o nível de poder não era o único fator que determinava o prestígio de um saiyajin. Tarble, o irmão mais novo de Vegeta, era fraco e covarde, e não tinha o instinto de luta dos saiyajins. Broly, o lendário Super Saiyajin, era o oposto: ele nasceu com um nível de poder incrível, que assustou o rei Vegeta, que temia que ele superasse seu filho. Os saiyajins também tinham uma habilidade especial chamada “Poder Saiyajin”, que fazia com que eles se tornassem mais fortes depois de quase morrerem. Essa habilidade podia aumentar o seu nível de poder base permanentemente. Além disso, os saiyajins eram capazes de aumentar rapidamente o seu nível de poder com treinamento, como demonstrado por Goku e seus descendentes.

A absorção de energia dos Androides aumenta artificialmente seus níveis de potência

android 19

Os Androides são seres que possuem partes mecânicas em seus corpos, e alguns deles (Android 16, Android 19) são totalmente robôs. Por isso, eles não têm a capacidade de aumentar ou fortalecer seus níveis de poder de forma orgânica. Eles dependem de uma técnica chamada aquisição de energia, que consiste em absorver a energia de outros seres vivos. Essa técnica tem uma desvantagem, pois torna os Androides rastreáveis, já que eles passam a ter um nível de poder “natural” / fonte ki. Cell, outra criação dos Androides, tinha uma técnica parecida chamada Absorção de Vida. A diferença é que Cell era um ser totalmente orgânico. Curiosamente, ele não podia absorver a energia de Androides completamente mecânicos, como Android 16 ou Android 19.

Níveis de poder base em Dragon Ball

Niveis de poder base em Dragon Ball

O nível de poder básico para o humano médio no mundo de Dragon Ball Z é muito baixo, cerca de 5 a 10, se comparado com os Z Fighters mais poderosos. Por exemplo, o primeiro confronto entre Goku e Vegeta mostrou que o nível de poder de Goku era mais de 9.000. Mestre Roshi e até o simples Kuririn tinham um nível de poder de 100 em algum momento. Esses dados são baseados em fontes antigas, porém, que também diziam que o pai de Bulma, Dr. Briefs, tinha um nível de poder maior do que um jovem Goku. Quando ele lutou contra o Capitão Ginyu e a Força Ginyu, o nível de poder de Goku era de 180.000, pois ele ainda estava se aprimorando. Isso depois chegou a 150.000.000 quando o Saiyajin enfrentou o malvado Frieza em Namek.

Os híbridos saiyajin-humanos também têm características especiais no que diz respeito ao nível de poder, pois seu poder costuma variar conforme seu estado emocional. O chamado Poder Saiyajin também aumenta gradativamente a força de um Saiyajin conforme eles combatem inimigos mais fortes, o que os ajuda a permanecer na luta por mais tempo. Claro, muitos fãs hoje em dia consideram a discussão sobre os níveis de poder meio sem sentido, principalmente com o poder imenso dos personagens. No entanto, isso já foi uma parte importante de Dragon Ball, gerando teorias de fãs e ideias parecidas em outras franquias shonen.

Share This Article
Sair da versão mobile