Top 06 – Qual é o melhor filme da “Fase 2” do Universo Marvel?


Marvel-Cinematic-Universe-Phase-Two-Logo-1024x575

Com o lançamento de Homem-Formiga a Marvel finalizou a fase 2 de seu universo cinematográfico. No próximo ano, se iniciará a fase 3, com os filmes Capitão América – Guerra Civil e Doutor Estranho.

Os filmes da Casa da Ideia parecem cada vez mais estabelecidos no imaginário do espectador, e não se vê ainda qualquer sinal de cansaço por parte do público com a fórmula por ela desenvolvida.

Mas o que podemos falar da fase 2 que acaba de ser finalizada? Qual é o melhor filme? O pior? A decepção?

Com isso em mente decidimos cagar regra fazer um TOP 6, determinando qual é o melhor e o pior filme desse período estabelecido pela Marvel.

DISCLAIMER: Essa é uma lista feita baseada unicamente na opinião desse que vos escreve. Todos são bem vindos para concordar, discordar e dar palpite, mas lembre-se: Com educação! Ok?!? Certinho?!? Então bora lá:

_________________________

Iron Man 3

6º LUGAR: Homem de Ferro 3

(NOTA: 7,0)

A Marvel optou por iniciar sua fase 2 com o mesmo herói que iniciou a nova trajetória do estúdio na sétima arte.

Entretanto, ainda que não seja um filme ruim, o terceiro filme de Tony Stark e Cia possuí diversos problemas e não conseguiu manter a qualidade de seus dois antecessores.

Com um ritmo diferente, muitas vezes confuso, e com um vilão que deixou os fãs mais xiitas irados, Homem de Ferro 3 parece ter sentido a ausência de Jon Favreau (diretor dos dois primeiros longas) atrás da câmera.

Com um Tony Stark mais humano e enfrentando as consequências dos acontecimentos em Vingadores, o filme dividiu opiniões e reviews. Apesar disso, não se pode dizer que o filme foi um fracasso. Pelo contrário, o longa foi a melhor bilheteria em 2013 nos Estados Unidos e Canadá, arrecadando 409 milhões de dólares apenas naquele ano.

_________________________

ant-man

5º LUGAR: Homem-Formiga

(NOTA: 7,5)

A mais nova cria da Marvel, o filme do Homem-Formiga foi responsável por fechar a fase 2 do universo cinematográfico do estúdio.

O longa é sem dúvida o mais diferente de todos até aqui produzido pela  Casa da Ideia: Um filme de assalto, com humor afiado e cenas de ação muito bem filmadas (em especial o uso feito do “zoom in, zoom out” para destacar as “pequenas” batalhas travadas), mas que não tem um vilão bem desenvolvido e tem na ausência de trilha sonora um grande ponto negativo.

Apesar de inserido dentro do universo Marvel, o mesmo funciona de forma bastante individual, o que permite que mesmo espectadores que não tenham conhecimento dos filmes anteriores se divirtam.

Para saber mais, veja nosso Review do filme aqui:

Análise: Homem-Formiga

_________________________

Image converted using ifftoany

4º LUGAR: Vingadores: Era de Ultron

(NOTA: 7,5)

O Filme mais esperado da fase 2, Vingadores Era de Ultron veio com a responsabilidade de ser o carro chefe e o grande elo de ligação entre todos os longas desse segundo movimento da Marvel nos cinemas.

Com isso em mente, os roteiristas e produtores escalaram para o longa um dos vilões mais icônicos da mitologia do super grupo nos quadrinhos: Ultron.

Dentro da 9ª arte criação de Hank Pym, aqui Ultron surge a partir do furor de Tony Stark em garantir a proteção do mundo após os eventos ocorridos no primeiro Vingadores. Nesse contexto Ultron se constituí em uma espécie de versão amoral de seu criador, que leva as ultimas consequências as conclusões que tira de suas diretrizes iniciais.

Apesar de ser um filme bastante diversão, com ótimas cenas de ação e um ótimo desenvolvimento de personagens até então relegados a um segundo plano, A Era de Ultron possuí 2 problemas fundamentais:

1- tanto o filme em si quanto o vilão pareciam ser muito mais sombrios  nos trailers do que de fato eram no filme, o que trouxe decepção para muitos fãs;

2- o filme sofre das comparações com seu antecessor que, para muitos, é o melhor filme da Marvel.

_________________________

thor 2

3º LUGAR: Thor: Mundo Sombrio

(NOTA: 8,0)

O primeiro filme do portador a Mjolnir é, sem muita dúvida, o filme mais problemático da primeira fase do universo Marvel, em especial por não conseguir criar um fluxo adequado entre Asgard e a Terra no desenvolver da trama. Apresentar ao espectador “não-leitor de quadrinhos” todo o universo desses seres de outra dimensão, tomados por deuses pelos vikings, e ainda inseri-lo no contexto terrestre resultou em filme aquém do que a Marvel havia produzido até então.

Entretanto, o mesmo não se pode dizer de sua sequência.

Com o mundo de Thor já bem estabelecido e inserido no restante do universo, a trama da sequência começa logo após os eventos do primeiro Vingadores. Dessa vez um grande mal primordial é libertado, e Thor precisará de toda a ajuda que puder para lidar com isso.

Com cenas de ação melhores que seu antecessor e um humor afiadíssimo (em especial com Tom Hiddleston nos entregando em Loki, um vilão/anti-herói que rouba a cena), Thor: Mundo Sombrio é um grande filme, que comprova a capacidade da Marvel de desenvolver os diversos núcleos de seus personagens, sem esquecer da “big picture”.

Thor: Ragnarok promete ser um filme melhor ainda, e de grande importância para o desenvolvimento da fase 3 e da Guerra do Infinito.

_________________________

Agora o sarrafo aumenta.

Os dois próximos são, claramente, os dois melhores filmes da fase 2. Decidir qual dos dois foi o melhor foi uma decisão difícil e, mesmo agora, ainda deixa dúvidas.

_________________________

captain 2

2º LUGAR: Capitão América 2: Soldado Invernal

(NOTA: 10,0)

Quando a Marvel entrou em uma grande crise financeira no fim dos anos 90, que a obrigou  a vender os direitos no cinema de algumas de suas principais marcas, muitos consideraram que o principal nome que continuou no “controle do estúdio” era o Capitão America. Assim, nada mais lógico do que iniciar seu projeto cinematográfico com um filme do “bandeiroso”.

Apesar disso, a Casa da Ideia resolveu surpreender, e iniciou sua nova empreitada com o primeiro filme do Homem-de-Ferro. O resto é história.

O irônico de tudo isso é que, apesar de todo o sucesso e estabelecimento da marca nos cinemas, o planejamento da Marvel, somado a qualidade dos filmes de Tony Stark, relegou Steve Rogers e seu escudo de vibrânio a um segundo plano.  Para complicar ainda mais, o primeiro filme do Capitão-América foi considerado um dos mais fracos da primeira fase Marvel.

Isso trouxe alguns problemas para o estúdio, já que o Capitão é tradicionalmente o grande líder dos Vingadores, mas encontrava dificuldade de se estabelecer como tal no imaginário dos fãs que meramente conheciam os filmes. O primeiro filme dos Vingadores ajudou a quebrar um pouco essa imagem, mas ainda não era o suficiente.

Por tudo isso, era muito importante que o estúdio continuasse a desenvolver bem o personagem, deixando claro sua importância e papel de liderança dentro do universo Marvel.

Nesse contexto, eles entregaram aos fãs Capitão América: O Soldado Invernal.

Localizado logo após os fatos ocorridos no primeiro Vingadores, O Soldado Invernal é um filme de espionagem ao melhor estilo guerra fria.  Agora temos uma S.H.I.E.L.D. mais ativa do que nunca, e o nível da atuação e alcance dela começam a tornar as coisas incertas na cabeça do Capitão. Nada é o que parece, e o clima de mistério e conspiração, somado a um vilão com presença e pujança, resulta em um filme praticamente perfeito ao que se propõe.

Com ele, Steve Rogers termina seu ciclo de adaptação ao nosso tempo contemporâneo (lembrando que ele passou décadas congelado), e se estabelece de vez como o líder que seus companheiros precisam, para enfrentar os problemas a frente.

O Soldado Invernal foi o primeiro filme do universo Marvel a sair do terreno comum de seus filmes até ali, e provou que o estúdio tinha capacidade de fazer um bom filme fora da dinâmica tradicional que havia desenvolvido até então.

_________________________

guardians

1º LUGAR: Guardiões da Galáxia

(NOTA: 10,0)

Quando a Marvel anunciou, junto com os demais filmes da fase 2, o longa dos Guardiões da Galáxia, 9 em 10 fãs de quadrinhos se perguntaram: “Quem?”.

A verdade é que, mesmo para os leitores mais assíduos dos quadrinhos da editora, o grupo formado pela assassina mais perigosa da galáxia, por uma planta humanoide gigante, um guaxinim geneticamente modificado; uma pilha de músculos que atravessa a galáxia em busca e vingança e um humano abduzido na infância; era basicamente desconhecido. Com isso, muitos acreditavam que essa poderia ser a grande “casca de banana” no caminho da Casa da Ideia.

Apesar de tudo isso o estúdio parecia ter muita confiança no potencial do que tinha em mãos, e ele não poderia estar mais correto.

Guardiões da Galáxia é uma Space Ópera da melhor qualidade.

O filme possuí em seu improvável grupo de desajustados o ponto forte da trama:

– O ladrão/piloto de nave, mulherengo incorrigível e sempre pronto para uma piadinha;

– O Guaxinim gênio, com uma metralhadora em uma mão, e um senso de humor negro/auto depreciativo na outra;

– Seu guarda-costas, uma bondosa planta (na maior parte do tempo), que tão somente consegue dizer seu nome;

– Um brutamontes que não entende ironia; e

– Uma assassina profissional, com um passado pra lá de conturbado e em busca de redenção.

todos eles juntos desenvolvem um química irretocável, se juntando primeiramente por interesses próprios, mas desenvolvendo fortes laços no decorrer da trama.

Como todo bom filme Marvel o humor está afiadíssimo, e as cenas de ação não decepcionam nem um pouco, não eixando ritmo cair.

Por fim, destaque para a trilha sonora do longa, que além de ser contextualizado na trama com hits dos anos 70 e 80, é de uma qualidade marcante. É impossível terminar de assistir esse filme sem sair cantarolando umas das faixas que permeiam as 2 horas dessa space ópera ensandecida.

Guardiões da Galáxia é um filme “pipoca” mais do que honesto, que não tem medo de ser galhofa e pueril ao mesmo tempo. De quebra, o longa ainda introduz a fatia “espacial” do universo Marvel, que será de fundamental importância para o desenrolar da fase 3 e da Guerra do Infinito.

_________________________

E aí, o que acharam?

Curtiram o “Top 6 – fase 2 Marvel”?

Concordam, discordam? O PortalMundoNerd ficou maluco?

Então compartilhem, comentem e palpitem, que teremos o maior prazer e debater com vocês!

E nos vamos na Fase 3! 😉

What's Your Reaction?
OMG OMG
0
OMG
LOL LOL
0
LOL
Cute Cute
0
Cute
Raiva Raiva
0
Raiva
Nerd Nerd
0
Nerd
Amei Amei
0
Amei
WTF WTF
0
WTF
Win Win
0
Win
Fail Fail
0
Fail

Comments 1

Deixe uma resposta

Top 06 – Qual é o melhor filme da “Fase 2” do Universo Marvel?

log in

reset password

Back to
log in

Hey there!

Sign in

Forgot password?
Close
of

Processing files…