Sobre Nós

Há mais de 5 anos no cenário do entretenimento Geek, o Mundo Nerd tem uma história tão boa quanto qualquer campanha duradoura de RPG ou mais emocionante do que qualquer série de TV. Criadores de conteúdo e fãs viveram momentos de extrema empolgação e também de algumas tristezas, mas que, no fim de cada crônica desta história — ainda em andamento — desfrutaram e compartilharam de um desfecho positivo e muito promissor.

Nosso trabalho não se baseia somente em contar histórias felizes ou mostrar números promissores; fazendo jus à nossa principal missão, que é retratar a nossa verdade para os fãs e parceiros, contaremos aqui, ano a ano, toda nossa jornada no mundo digital. Altos e baixos esses que toda pessoa, empresa ou marca vive, mas que nem todas elas têm coragem de relatar na íntegra.

2011 – Nasce o Mundo Nerd

Munido de muita disposição e vontade de figurar no cenário nacional da cultura nerd, a página no facebook foi criada e, livre de qualquer concorrência, voamos. E voamos muito alto. Logo nos primeiros meses alcançamos a inacreditável marca de 20 mil curtidas, e um alcance de quase 3x este número (graças, muito, à política antiga do facebook de não filtrar postagens no feed dos perfis pessoais). Junto com os números, vieram o precoce reconhecimento: parcerias, eventos e criação de mais 8 páginas afiliadas que segregavam o conteúdo do Mundo Nerd por categoria, desde Quadrinhos e Literatura até Hardwares e Tecnologia.

O entretenimento no facebook começou a não atender a demanda de público, o que do Mundo Nerd, também, um criador de conteúdo escrito em blogs que seguiam os mesmos gêneros das páginas afiliadas.

Para manter o conteúdo com alta qualidade, o “Portal Mundo Nerd” precisava de uma equipe competente e que gostasse daquilo que estava produzindo. Temos o orgulho de dizer que fomos um dos primeiros sites completos da cultura nerd no Brasil e que, também, montamos o melhor e mais selecionado time para reproduzir matérias exclusivas e novidades em primeira mão para todos os nossos fãs.

2012 – O ano de Ouro do Mundo Nerd

Aproximando-se cada vez mais do seu público, com promoções, ações e muito conteúdo (tanto nos sites e portal quanto na fanpage), o Mundo Nerd, já com uma equipe de mais de 30 membros e atuando agressivamente em todas as suas subcategorias, começa a participar como coprodutor e promoter de eventos que até hoje são referência no cenário (World RPG Fest, NerdRio, Rio Anime Club são alguns dos exemplos). E a interação do Mundo Nerd foi decisiva para que esses eventos sejam o que são atualmente.

O Portal Mundo Nerd alcançava a marca de 100 mil visualizações mensais em suas matérias; a fanpage, já batia a marca dos 80 mil seguidores. Um crescimento meteórico, fruto de um trabalho honesto e verdadeiro.

 2013 – Vivendo sob Dois Extremos

fanpage, crescendo assustadoramente, já ultrapassava a marca de 200 mil curtidas e entrava para o top 3 de páginas do gênero no facebook. Além de apoiar eventos, a equipe começou a fazer vídeos promocionais e participar como mestres de cerimônia dos eventos, dialogando de igual para igual com nomes de peso e referências do entretenimento Geek.

O site, por outro lado, começa a passar por alguns problemas: as crescentes propostas irrecusáveis para membros de nossa equipe acabou fragilizando o trabalho da redação e sobrecarregando os membros remanescentes. A quantidade de conteúdo cai drasticamente para que a qualidade seja mantida. Meses depois, uma pane nos servidores deixaria nosso site fora do ar durante um longo período, culminando num enorme vazio no conteúdo de nossos fãs.

Com as atenções todas voltadas para o físico e para a página no facebook enquanto tentava reviver o Portal, a equipe se reunia periodicamente para criar conteúdo também em vídeo, melhorando positivamente a curva de visualizações na fanpage (1,7 milhões mensalmente), mesmo jogando contra as recentes políticas de filtragens do facebook.

Sofremos, ainda neste período, outro grande golpe: todas as páginas afiliadas, assim como a fanpage principal foi rackeada e todo a produção de conteúdo teve que ser interrompida. Um trabalho muito duro foi feito para recuperar nosso trabalho e mesmo obtendo sucesso na missão, o retorno da página não teria a mesma força de antes.

2014 – Cicatrizando as Feridas

Com o site funcionando novamente, o Mundo Nerd busca uma retomada, uma virada de jogo. Os tempos, entretanto, são demasiadamente difíceis.

O processo de reestruturação abre espaço para concorrentes do gênero alcançar o Mundo Nerd e a marca fica fragilizada. Desistir, entretanto, não fora uma opção válida para nenhum dos membros e mais uma tentativa de reformular a equipe se iniciou.

As feridas, ainda não cicatrizadas, atrapalharam o processo de reestruturação e muitos embates foram travados internamente, desacelerando o crescimento do site, da página e fazendo com que membros chaves da equipe resolvessem seguir outros caminhos. Todos os demais projetos, com a exceção da fanpage, estagnaram ao ponto de fazer com que o Mundo Nerd perdesse grande parte do apoio ou tivesse que repassar as parcerias para blogs afiliados (alguns ainda em atividade normal).

2015/2016 – Guilherme Carvalho: O CdC Solitário

Quando o fim parecia iminente, uma pessoa se recusou a desistir. Guilherme, então, parecendo jogar contra tudo e contra todos, vestiu a camisa do Mundo Nerd e “solou mid” no facebook durante quase dois anos e em meio a diversas tentativas frustradas de recrutamento de equipes e projetos multimídia. Nada parecia emplacar, mas Guilherme conseguia, ainda assim, prosperar com a página, dando um salto de 250 mil para 500 mil curtidas na fanpage durante o período, trazendo de volta (ao menos nesta na rede social) o nome do Mundo Nerd ao cenário de criadores de conteúdo do gênero.

2017 – “Menos é Mais”

O Mundo Nerd enxerga que ainda há possibilidades de correr atrás do tempo perdido e retoma os trabalhos com cautela e inteligência. Rapidamente, recupera o engajamento do público e reencontra o caminho de algumas parcerias há muito esquecidas.

Pouco a pouco, com pessoal novo e retorno de antigos membros, o Mundo Nerd prepara sua cara nova para o segundo semestre de 17 e o início de 18, trazendo como bagagem todo o aprendizado do passado e mostrando que quando queremos realmente alguma coisa, basta acreditar que uma hora tudo dá certo.

Sejam todos bem vindos ao Mundo Nerd!