As versões da Mulher-Gato no cinema e na TV


Verdadeiro ícone dos quadrinhos, a Mulher-Gato já teve sete versões com atrizes reais no cinema e na televisão. A personagem que serve de alter-ego para Selina Kyle é às vezes vilã e outras um complicado par romântico do Batman, mas sempre cheia de personalidade, sensualidade e carisma. De uma forma ou de outra, ela consegue deixar a sua marca nas histórias.

Mulheres Gato 00

 

Confira o top 7 das atrizes que deram sete vidas diferentes à Mulher-Gato, na minha humilde opinião pessoal.

 

1º LUGAR – Michelle Pfeiffer (1992)

Mulher Gato 02

A qualidade da adaptação de Batman – O Retorno, de 1992, dirigido por Tim Burton está longe de ser uma unanimidade entre o público e a critica de cinema, o que é bem diferente da interpretação da belíssima Michelle Pfeiffer como Mulher-Gato.

Em uma roupa de couro preta com costuras brancas e segurando um chicote, que várias vezes aparece como uma espécie de cauda, Michelle Pfeiffer fez a cabeça dos marmanjos da época. Em uma cena particularmente provocante ela fica sobre o Batman, interpretado por Michael Keaton, e ao invés de beijá-lo, dá uma lambida do queixo ao nariz.

Pouco depois de ter ganho o Globo de Ouro pelo esquecido Susie e os Baker Boys, onde ela já esbanjava sua sensualidade, a atriz consegue traduzir bem a personagem para a atmosfera gótica e kitsch de Burton.

 

2º LUGAR – Julie Newmar (1966-1967)

Mulher Gato 03

Se Michelle Pfeiffer foi a Mulher-Gato definitiva do cinema, Julie Newmar foi a Mulher-Gato definitiva da televisão. Voltando no tempo quase 50 anos nos deparamos com o tosco e divertido seriado do Batman para televisão, que acabou se tornando um grande sucesso.

A ladra Selina Kyle tentava conquistar o herói Batman em vários episódios e sempre com segundas intenções. Com um corpo escultural e uma cintura digna dos desenhos de pin-ups (com mulheres em poses sexy), a atriz e dançarina Julie Newmar deixava seus movimentos com um aspecto ao mesmo tempo felino e sensual. E isto lá na década de 60, na qual havia o movimento hippie defendendo diversas bandeiras, como a da libertação sexual.

 

3º LUGAR – Eartha Kitt (1968)

Mulher Gato 04

A série clássica dos anos 60 teve apenas três temporadas, além de um filme para o cinema. Mesmo com a curta duração, a atriz Julie Newmar deixou o papel, sendo substituída por Eartha Kitt, cantora e atriz que chegou a ser chamada de “a mulher mais excitante do mundo”, pelo diretor Orson Welles. Com um belo corpo e uma atitude bem mais feroz, ela ficou marcada na história e tem admiradores até hoje, mas na época parte do público não a aceitava por ser negra. A atriz participou de três episódios e pelo seu ronronar característico ter atravessado gerações, ela ganha o terceiro lugar.

 

4º LUGAR – Anne Hathaway (2012)

Mulher Gato 05

Para a conclusão da trilogia do Batman, dirigida por Christopher Nolan, o visual da gatuna precisou ser atualizado. No lugar de uma tiara ou um capuz com orelhinhas, há um óculos de visão noturna que dá o aspecto icônico, mas mantém o personagem plausível. Assim como estes óculos é a atuação de Hathaway, bem colocada. A aparição da personagem foi criticada em O Cavaleiro das Trevas Ressurge, mas ela foi muito importante para tirar Bruce Wayne da sua zona de conforto inicialmente. Por isso e pela introdução da personagem (na cena abaixo), ela ganha a quarta posição.

 

5º LUGAR – Camren Bicondova (2014)

Mulher Gato 06

Pode ser que a lista mude com o passar do tempo, mas, por enquanto, a novata Selina Kyle da série Gotham fica com o quinto lugar. A versão infanto-juvenil da Mulher-Gato, ou melhor dizendo Garota-Gato (desculpem rs), tem tido boas performances nos episódios do seriado. Camren Bicondova é dotada de bons movimentos e grandes olhos que contribuem para o papel. Além disso seus movimentos de ladra urbana são bem realizados, mas ainda não algo que a destaque tanto como as outras.

 

6º LUGAR – Lee Meriwether (1966)

mulher gato 07

A beleza sempre foi um critério importante para a escolha das atrizes que interpretariam a Mulher-Gato. Para o filme de 1966, Batman – O Homem-Morcego, isso não foi diferente. Lee Meriwether foi eleita miss dos Estados Unidos em 1955 e certamente conseguiu conservar seus atributos físicos para o filme 11 anos depois. O “problema” aqui é que, como Selina Kyle, a atriz não trouxe nada de especial para a personagem. Seu papel ficou restrito a simular o da atriz Julie Newmar.

 

7º LUGAR – Halle Berry (2004)

mulher gato 08

Chegamos ao final da lista. Se no topo temos uma vencedora do Globo de Ouro, aqui temos uma ganhadora do Oscar. A atriz Halle Berry vinha se destacando até aceitar ser a Mulher-Gato nesse filme solo da personagem, de 2004. Apesar de ser muito bonita e estar no auge de sua forma, Halle Berry não se encaixou no papel. Mas o fato da obra ser uma péssima adaptação da personagem contribuiu muito para isso. A história do filme não faz o menor sentido, assim como as roupas da personagem e o péssimo uso de efeitos especiais. A interpretação exagerada de Berry lhe rendeu um outro prêmio, um daqueles que nenhum ator quer ganhar: O Framboesa de Ouro dado para os piores filmes e performances de Hollywoody.

Não concorda com a lista? Diga quais são as suas atrizes favoritas interpretando Selina Kyle, aí nos comentários!

What's Your Reaction?
OMG OMG
0
OMG
LOL LOL
0
LOL
Cute Cute
1
Cute
Raiva Raiva
0
Raiva
Nerd Nerd
0
Nerd
Amei Amei
1
Amei
WTF WTF
0
WTF
Win Win
0
Win
Fail Fail
0
Fail

Deixe uma resposta

As versões da Mulher-Gato no cinema e na TV

log in

reset password

Back to
log in

Hey there!

Sign in

Forgot password?
Close
of

Processing files…